top of page

ANTOLOGIA DOCUMENTAL

"Nada e ninguém existe neste mundo cujo próprio ser não pressuponha um espectador. Em outras palavras, nada do que é, à medida que aparece, existe no singular; tudo o que é, é próprio para ser percebido por alguém."

 

Hannah Arendt

 

O objetivo deste projeto é que os participantes do processo artístico-pedagógico, proposto pelo NAC, elaborem uma obra teatral baseada em relatos colhidos a partir de entrevistas realizadas pelo próprio elenco. Cada espetáculo do projeto antologia documental é formado por uma seleção de monólogos documentais.

A busca pelo argumento dramatúrgico a partir de relatos de pessoas reais reforça o laço do teatro com o contexto social contemporâneo, uma vez que a criação fica sempre pautada em subsídios reais, de tal modo que as construções textuais não são exclusivamente elaborações estéticas, mas sim recortes de realidades que ao longo do processo tomarão forma por meio de uma criação artística. O artista do processo, nesse sentido, torna-se sensível ao mundo e aos contextos que dele se desdobram, sendo estimulado a pensar sua arte como uma poética de interação e criação.

Essa proposta de contato com o outro reforça a constituição de uma individualidade que se inter-relaciona com o coletivo, considerando o respeito e a importância crucial das diferenças socioculturais, étnicas e religiosas. É uma experiência de atravessamentos que auxiliará no reconhecimento das contradições do outro e de si mesmo e na compreensão das inúmeras camadas que se sobrepõem e se entrelaçam na constituição da personalidade do ser. Os participantes do processo começarão a colocar em questão as verdades estabelecidas, os preconceitos e julgamentos a priori e passarão a ser convidados a trabalhar no terreno das possibilidades e das relativizações, desenvolvendo sua capacidade de análise e discernimento para o posterior tratamento artístico da visão de mundo do entrevistado.

O resultado do espetáculo, embora sempre aberto aos percursos que o processo toma, uma vez que é uma criação compartilhada entre todos os integrantes, será constituído como uma antologia documental, já que cada um dos criadores que integrarão a obra criará um monólogo a partir da visão de mundo daquele cidadão entrevistado. Essa dimensão documental instaura à peça e aos artistas envolvidos um compromisso humanístico com o nosso tempo, de tal modo que a criação também possa tornar-se um espaço de alteridade, no qual se estabelece um contato com um outro possível.

A obra, quando compartilhada com o público, convida-o a adentrar nessa experiência de singularidades em busca de reconhecer e compreender parte das idiossincrasias que envolvem o ser humano contemporâneo, permitindo que o cidadão possa identificar nas personagens as multiplicidades do contexto sociocultural. 

bottom of page